DIA 20 DE SETEMBRO, COMEMORAÇÃO DA SEMANA FARROUPILHA.



NO DIA 20 DE SETEMBRO, NÓS GAÚCHOS COMEMORAMOS UMA DATA MUITO IMPORTANTE PARA NÓS, LEMBRAMOS NESSA DATA A LEMBRANÇA DA REVOLUÇÃO FARROUPILHA.

PORTANTO GOSTARIA DE HOMENAGEAR MEUS ANTEPASSADOS NESSE POST E REVER ALGUNS ITENS INTERESSANTES, PRINCIPALMENTE NO ASPECTO RELIGIOSO DO BLOG;





O BRASÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ,ASSIM COMO A PRÓPRIA REVOLUÇÃO, FORAM COORDENADOS, POR DENTRE TANTOS HOMENS, ALGUNS MAÇONS, COM SEUS SÍMBOLOS E TAMBÉM ATITUDES.

SENDO SEU ÍCONE FARROUPILHA, O GENERAL BENTO GONÇALVES, ERA MAÇOM DE ELEVADÍSSIMO GRAU 33.


EU E MEU AMIGO TÔNICO, FAZENDO A GUARDA DA CHAMA CRIOULA, UM DOS MAIORES SÍMBOLOS DE NOSSO ESTADO.



Lanceiros Negros é o nome dado a dois corpos de lanceiros constituídos, basicamente, de negros livres ou de libertos pela República Rio-Grandense que lutaram na Revolução Farroupilha. Possuíam 8 companhias de 51 homens cada, totalizando 426 lanceiros .
Em algumas batalhas farroupilhas, esse formidável grupo de lanceiros, realizavam um ritual religioso que hoje conhecemos como batuque, o nosso "candomblé" aqui no Rio Grande do Sul.



AS MISSÕES JESUÍTICAS SERVIRAM DE INTERPOSTO PARA A MONARQUIA PORTUGUESA, PARA GARANTIR SEU POVOAMENTO AQUI NO NOSSO ESTADO.

SANTA CRUZ DE LORENA


ÍNDIOS CHARRUAS, ETNIA INDIGENA AQUI DO ESTADO, TOTALMENTE DIZÍMADA POR GUERRAS, DOENÇAS E ESCRAVIDÃO.
SÃO A PRÓPRIA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL.



AS CHARQUEADAS E O TRABALHO DOS NEGROS ESCRAVOS.


CARROÇÃO GAÚCHO
CARROÇÃO CIGANO

FESTA GAÚCHA

FESTA CIGANA


ROUPA DO GAÚCHO


ROUPA DO CIGANO



A ROUPA E OS COSTUMES DOS CIGANOS ASSIM COMO A CULTURA GAÚCHA DERIVAM DA MESMA LINHA, ESPANHOLA E MOURA ( ÁRABE), SENDO QUE O GAÚCHO DE ANTIGAMENTE ERA MUITO CONFUNDIDO COM CIGANOS POR SUA VIDA NÔMADE.


E NOTA FINAL:

EU E UMA VACA LENDO O JORNAL ZERO HORA,NO ACAMPAMENTO FARROUPILHA .

SIM EU SÓ LEIO O JORNAL ZERO HORA E NÃO LEIO O JORNAL CORREIO DO POVO, PELO MESMO SER DA IURD, DO BISPO EDIR DE MACEDO, E NÃO LEIO, COMPRO OU CONSUMO PRODUTOS DE PESSOAS QUE SEJAM PRECONCEITUOSAS OU INTOLERANTES RELIGIOSAS.

E CONFORME ÚLTIMA PESQUISA DO IBGE, NO RIO GRANDE DO SUL, É O ESTADO BRASILEIRO QUE MAIS SE ENCONTRA ADEPTOS A UMBANDA E RELIGIÕES AFRICANISTAS.


COMO DIRIA A ESTROFE DO HINO RIO GRANDENSE.

POVO QUE NÃO TEM VIRTUDE , ACABA POR SER ESCRAVO.

CULTUEMOS NOSSO PASSADO, SEM ESQUECER DE NOSSO FUTURO, SEM MEDO E DE PEITO ABERTO.

POR EMERSON C MATOS
IMAGENS DA WEB

Comentários